25 de setembro de 2010

Cachoeiras de Macacu deu um exemplo de consciência ambiental.

 

Mais de 50 mil mudas de árvores foram plantadas às margens do rio Macacu.


Estudantes e presidiários plantaram mudas de árvores às margens do rio Macacu, um dos mais importantes do estado. 


O plantio foi feito no distrito de Papucaia. Universitários, alunos de escolas públicas e funcionários da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), plantaram mais de 50 mil mudas de árvores nativas da mata atlântica. O serviço é coordenado pela Universidade Federal Rural (UFRRJ). No total, 50 espécies foram selecionadas.

Ao todo, 250 homens e mulheres que cumprem pena em regime semi-aberto no presídio de Bangu, no Rio de Janeiro, também participaram da atividade. O trabalho é feito em troca de redução de pena. 

Já para os mais de 200 estudantes, a recompensa é a consciência de que estão garantindo o futuro da região.

Além do reflorestamento, o objetivo do projeto também é estimular ações de proteção à mata ciliar. E Cachoeiras de Macacu não foi escolhida à toa. O rio Macacu é responsável pelo abastecimento de água nos municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, onde está sendo implantado o pólo petroquímico.

Por isso, o plantio de árvores nas margens também pode ajudar a proteger o manancial.

A meta dos organizadores era ultrapassar a marca de 50 mil mudas plantadas às margens de um rio e entrar para o livro dos records. Só até o meio da tarde, foram 51.280 mudas. O resultado vai ser ser encaminhado à comissão do Guiness Book. Só depois da análise vai ser possível dizer que o record foi batido.

Hoje tem Festival anos 80.

















Super Show com Navitrola 

Dj Cris K

Reservas:
2522-5116


Local: Gourmet Brazil

Censura: 18 anos

24 de setembro de 2010

Informação confirmada: Heródoto sofre acidente na Suiça.

O Prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Melo, de 86 anos, sofreu uma queda, nesta semana, durante viagem oficial à Suiça.

Em nota enviada há pouco, a secretaria de comunicação social informou que o Prefeito sofreu apenas ferimentos leves no ombro. Ele foi submetido a exames de rotina e liberado em seguida.

O retorno ao Brasil está previsto para amanhã (25). A expectativa é que Heródoto volte a trabalhar na próxima segunda-feira (27).

Heródoto Bento de Mello sofre acidente na Suiça

Segundo informações do vereador Marcos Medeiros, via twitter, e de sua emissora, TVC News, o prefeito Heródoto (Foto), que está em viagem a Suiça, sofreu um acidente de trem.


 


O vice-prefeito Dermevalzinho já protocolou, junto à prefeitura, o pedido de posse. 


Fonte: Brasil na NET


(Obs: informação ainda não confirmada )

Concursados de 1999 sofrem derrota no STJ .

Mais sindicato garante que decisão não é definitiva

Decisão proferida nesta terça-feira, 21, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), mexeu numa ferida que, mesmo depois de dez anos, ainda não cicatrizou em Nova Friburgo: por unanimidade, o STJ negou recurso ao Sindicato dos Servidores Públicos de Nova Friburgo em relação ao concurso público de 1999, o que, em tese, pode representar, sua anulação.
“Prosseguindo no julgamento, a turma, por unanimidade, conheceu parcialmente do recurso e, nessa parte, negou-lhe provimento”, diz a decisão resumida no site do STJ, cujas notas taquigráficas ainda serão redigidas no acórdão do órgão em Brasília para serem, posteriormente, publicadas oficialmente.


Advogados do sindicato dos servidores, no entanto, garantiram que a sentença do STJ não coloca um ponto final na pendenga judicial. Segundo eles, ainda restam vários recursos das partes, do sindicato e da Prefeitura. Além disso, acrescentam, por se tratar de matéria constitucional, a polêmica questão ainda será levada para o Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta corte do país.


O procurador Geral da Prefeitura, advogado Júlio Azambuja, já soube da decisão do STJ. Porém, como também não teve acesso ao conteúdo da decisão, irá aguardar para fazer qualquer tipo de pronunciamento oficial.


O concurso público de 1999, realizado na gestão do prefeito Paulo Azevedo, foi cancelado através de decreto no início de 2001 por sua sucessora, a ex-prefeita Saudade Braga. De lá para cá, o caso está sub judice. A matéria envolve cerca de 4,1 mil concursados. Cerca de 1,3 mil trabalham na Prefeitura, através de contratos temporários. Cerca de 3,5 mil concursados de 1999 estão numa lista de reserva do concurso de 2007, esperando uma decisão final do Poder Judiciário.
Fonte: A voz da serra

22 de setembro de 2010

27º Edição da Festa do Produtor Rural de Teresópolis

Feport 2010 –

Shows de qualidade, parque de diversão, feira de produtos agrícolas, palestras técnicas focadas no agricultor e divulgação dos artigos de agroindústria produzidos pela cidade são algumas das atrações da XXVII Feport – Feira do Produtor Rural de Teresópolis. Aprovados pelo público no ano passado, os desfiles de cavalos bretões voltam a fazer parte da programação. Praça de alimentação, segurança e banheiros químicos completam a estrutura da Feira. A realização é da Prefeitura de Teresópolis e da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), que contam com a parceria do Governo do Estado, o apoio do Banco Bonsucesso e o patrocínio da Cerveja Itaipava.












Realizado de 22 a 26 de setembro, no Parque de Exposições (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5 – Albuquerque), o evento trará a Teresópolis artistas de renome da música gospel, axé, pop e sertaneja. Vão se apresentar Irmão Lázaro, Adriana, Leonardo, Araketu e Jota Quest. Nos cinco dias, os portões serão abertos às 14h. Os shows estão previstos para as 21h (dias 22 e 23), 23h (dias 24 e 25) e 22 horas (dia 26). A entrada é um quilo de alimento não perecível (arroz, feijão, macarrão, óleo de soja ou leite).
O Prefeito Jorge Mario destaca que, além de uma grande festa, com atrações para todos os públicos, a Feport está totalmente direcionada para a valorização e a qualificação do produtor rural. “Através deste evento, tradicional do calendário do município, nosso governo está facilitando o acesso do homem do campo a informações técnicas e a novas tecnologias. O público também poderá conferir a qualidade da nossa produção agrícola e de agroindústria, atividades que impulsionam a economia do município. É um evento imperdível”, convida o Prefeito.
Para o Secretário Municipal de Turismo, Michel Al Odeh, a organização impecável e as atrações de alto nível são os pontos altos da Feport. “Com um novo perfil desde o ano passado, a Feira do Produtor Rural inclui na programação as apresentações dos cavalos bretões, que encantaram o público e atraíram as famílias, em 2009. É um importante evento do calendário municipal e que impulsiona a atividade turística na cidade”, avalia.

Feira e palestras

Entre os dias 23 e 26, será realizada a Feira Técnica e a 1ª Semana Municipal da Agricultura Ecológica, com estandes para exposição de produtos agrícolas orgânicos e de artigos da agroindústria de Teresópolis. Haverá ainda palestras sobre agroecologia, produção vegetal e animal e meio ambiente. Apresentação de sistemas de financiamento direcionados para a produção agrícola e a agroindústria também fazem parte da programação.
“Pretendemos oferecer aos produtores rurais a oportunidade de conhecer novas tecnologias e atualizar os seus conhecimentos técnicos, facilitando o seu acesso a serviços para a obtenção de recursos públicos destinados ao financiamento da produção”, explica o Secretário Municipal de Agricultura, Fernando Mendes.
Novidade da edição 2010 da Feport é o estande para demonstração de aquaponia, técnica que integra a criação de peixes com a produção de hortaliças no sistema de hidroponia. Os resíduos produzidos pelos peixes servem como fertilizantes, e as plantas atuam como purificadoras da água. A técnica pode reduzir os custos da produção de peixes e de verduras, minimizando a agressão ambiental e a poluição.

Programação FEPORT 2010


Dia 22, Quarta-feira, 21h – Show Gospel com Irmão Lázaro 
Dia 23, Quinta-feira, 21h – Show Católico com Adriana 
Dia 24, Sexta-feira, 23h – Leonardo 
Dia 25, Sábado, 23h – Araketu 
Dia 26, Domingo, 22h – Jota Quest 

19 de setembro de 2010

Estiagem põe abastecimento de água em risco no município

Partes altas já estão sofrendo efeitos da seca prolongada e inverno com temperaturas altas


Desde junho, ou seja, há exatos três meses, não chove regularmente em Nova Friburgo. A longa estiagem na região acendeu o alerta máximo com relação ao abastecimento de água no município, sobretudo, nas áreas mais altas, onde a seca acentuada já está prejudicando a distribuição.
Segundo a concessionária Águas de Nova Friburgo, a estiagem já afetou entre 50% a 80% a captação de água em sete das 15 estações de tratamento do município. Os mais prejudicados são os mananciais do Caledônia, Cascatinha, Curuzu, Campo do Coelho, Amparo, São Pedro da Serra e Lumiar, que estão com sua vazão reduzida entre 50 e 80%.
O caso mais crítico ocorre no Caledônia, na cabeceira do Rio Cônego. O último registro de um bom índice pluviométrico naquela área foi em maio, quando ocorreu um índice de chuva de 79mm. Nos meses de junho e julho, o índice pluviométrico registrado foi considerado insignificante e desde o dia 19 de julho, não houve registro de qualquer chuva naquela área.
A Águas de Nova Friburgo distribuiu nota informando que o abastecimento de água está funcionando ainda em função da interligação dos sistemas, que permite transferir água de uma região para a outra e também graças às melhorias executadas nas estações elevatórias do município.
No manacial do Debossan, o segundo mais importante do município, há uma reserva de água graças aos investimentos feitos pela concessionária. Com isso, o sistema de distribuição no município continua equilibrado. No entanto, se não ocorrer chuvas em índices pluviométricos razoáveis (em agosto foram apenas 3mm) e o inverno continuar com temperaturas atípicas, a situação pode vir a ser agravar. Ainda segundo a concessionária, os locais mais atingidos são Cascatinha, Alto de Olaria, Vale dos Pinheiros, Amparo, Alto das Braunes, Cordoeira, Perissê, Vargem Grande, Mury, Varginha e Chácara do Paraíso.
A concessionária pede que a população não desperdice água. A Águas de Nova Friburgo acrescentou estar utilizando a produção da principal estação de tratamento da cidade, no Rio Grande de Cima, para manter a maior parte da população abastecida. Mas é indispensável a colaboração de todos com o uso racional da água, evitando o desperdício. “A colaboração deve ser essencialmente das pessoas que moram nas partes baixas da cidade e que estão recebendo água, pois se elas não economizar irão prejudicar o fornecimento de água para as moradias nas partes mais altas”, esclarece a nota.








A adutora do Caledônia está em situação crítica
Fonte: A voz da serra