16 de outubro de 2010

Hoje é o dia Mundial da Alimentação.


Neste 16 de outubro, sábado, é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Mais de 180 países organizam atividades e se mobilizam para reduzir a fome que afeta cerca de um bilhão de pessoas no mundo. 
No Brasil, milhares de famílias têm motivo especial para celebrar a data. Vinte e sete milhões e trezentos mil brasileiros ultrapassaram a linha de extrema pobreza. Esse índice baixou de 25,6% para 4,8%, de 1990 a 2008, redução de 81% de acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (Ipea). Com isso, o Brasil supera o primeiro e principal Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que estipulou como meta para o mundo erradicar a fome e reduzir pela metade, até 2015, a extrema pobreza registrada em 1990.

Outra pesquisa, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que 20,4 milhões de pessoas saíram da pobreza desde 2003. De acordo com o levantamento, que leva em conta os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), naquele ano, 28,12% dos brasileiros eram considerados pobres, ou seja, tinham renda mensal de até R$ 140 em valores atuais. Em 2009, o índice de pobreza no Brasil baixou para 28,8 milhões (15,32%), um milhão a menos.

Data – O Dia Mundial da Alimentação, comemorado há 27 anos, lembra o surgimento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 16 de outubro de 1945. O tema de 2010 é “Unidos Contra a Fome”. Desde o dia 11 até o dia próximo dia 17, diversas atividades são realizadas nos estados e por entidades envolvidas com o tema para comemorar a data, como ocorrem todos os anos.

Mais informações no site do Fome Zero: http://www.fomezero.gov.br/ 




Atividade para comemorar a data em Nova Friburgo. O COMSEA-NF (conselho municipal de segurança alimentar e nutricional de Nova Friburgo) promoverá no dia 18/10 às 18 h. no auditório do Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário de Nova Friburgo, localizado na Avenida Alberto Braune 4, sala 114 - Centro, uma mesa redonda com o tema “Políticas Públicas de Alimentação do Município de Nova Friburgo”.
Participam deste evento alguns representantes dos demais Conselhos Municipais, também ligados à questão da política de Segurança Alimentar e Nutricional do município.

14 de outubro de 2010

DER confirma estrada do contorno em Nova Friburgo.

O Departamento de Estrada de Rodagem (DER) afirmou na sexta-feira que a Estrada do Contorno deve finalmente sair do papel. O projeto está em fase de análise, enquanto é traçado o trajeto que a rodovia deverá percorrer. Ainda sem previsão do início das obras, o governo fará um orçamento de quanto será preciso para finalizar a construção da tão esperada via, que permitirá que motoristas não precisem passar pelo centro de Nova Friburgo. A intenção é diminuir o tráfego complicado dentro da cidade.

Quem prometeu o início das obras foi o governador Sérgio Cabral, em visita ao município para participar da Rio Eco Rural, em maio deste ano. Ao chegar ao local do evento, Cabral garantiu à imprensa que o projeto seria iniciado até o fim do ano, antes do término do seu primeiro mandato, e o DER agora confirmou a existência de projeto neste sentido.
Fonte: A voz da serra


Mais informações sobre onde pode passar o trajeto da estrada do contorno:  http://omelhordenovafriburgo.blogspot.com/2010/08/estrada-do-contorno-um-projeto-esperado.html

13 de outubro de 2010

Estudante é baleado após arriar as calças para mulher.

Marido da moradora deu dois tiros, um atingiu a perna do jovem.
Jovem vai responder por ato obsceno e por perturbação da traquilidade.




Um estudante de medicina foi baleado na madrugada desta quarta-feira (13) após arriar as calças na frente de uma mulher, na Rua José Tessarolo dos Santos, Nova Friburgo. Segundo o delegado Juan José dos Santos, da 151ª DP (Nova Friburgo), o tiro partiu do marido da moradora, que teria se revoltado com a atitude do rapaz.


De acordo com o delegado, o jovem apresentava sinais de embriaguez. Ele estava na cidade para participar da Olimpíada Regional de Estudantes de Medicina (Orem). Juan José contou que o rapaz foi urinar perto de um veículo e abaixou as calças após reclamação da moradora.


Ainda de acordo com o delegado, o marido da mulher viu a cena, pegou a arma e deu dois tiros no estudante. Um tiro atingiu a perna do estudante de raspão. O homem foi preso e autuado por três crimes: posse ilegal de arma de fogo, disparo de arma de fogo em via pública e lesão corporal culposa.



Biblioteca Municipal realiza Círculo de leitura.



A Biblioteca Pública Municipal de Nova Friburgo, localizada na Rua Farinha Filho, 50, Centro realiza o Círculo de Leitura toda quarta-feira, das 18h30 às 20h. 


Exceto na última quarta-feira do mês, porque nessa data, às 19h, a biblioteca do Sesc promove leitura compartilhada, às 19h. A próxima será no dia 27. 


O Círculo de Leitura proporciona bons encontros, ótimas leituras e excelentes conversas.
                                                                     













Aproveite que hoje é dia !

12 de outubro de 2010

Heródoto deve deixar hospital no próximo fim de semana e reassumir mandato dia 21.

Heródoto deve deixar hospital até o próximo final de semana

O prefeito Heródoto Bento de Mello (PSC) permanece internado no Hospital Samaritano, no Rio, restabelecendo-se de um acidente ocorrido mês passado numa estação ferroviária de Lausanne, na Suíça. Segundo informações de amigos e familiares, o chefe do Executivo tem apresentado melhora no seu quadro clínico e existe a possibilidade dele deixar o hospital no próximo final de semana.


Na quinta-feira passada, 7, a Câmara aprovou um pedido de renovação de sua licença médica por mais 15 dias. Se não houver novos contratempos, a expectativa é que Heródoto reassuma o cargo no próximo dia 21. Ainda na semana passada, antes de autorizar a nova licença médica, os vereadores Sérgio Xavier, presidente da Câmara, e os vereadores Renato Abi-Râmia e Isaque Demani, ambos da comissão de Saúde do Legislativo friburguense, fizeram uma visita oficial ao prefeito no Hospital Samaritano, para avaliar seu quadro clínico.


Na ocasião, o presidente da comissão de Saúde, o médico e vereador Abi-Râmia atestou que o chefe do Executivo friburguense “está muito bem de saúde”, desmentindo os fortes boatos que tomaram conta da cidade nas últimas semanas. “Heródoto não sofreu nenhum AVC (acidente vascular cerebral). Está se tratando de um problema sofrido numa queda ocorrida numa estação ferroviária em Lausanne, na Suíça, no qual bateu com a cabeça”, disse o vereador.


Adversário político do prefeito, Renato acrescentou que “Heródoto está muito bem, lúcido, orientado, participativo, andando normalmente e com raciocínio lógico, sem qualquer tipo de sequela”, afirmou. Segundo ele, o prefeito realmente precisa ficar mais alguns dias internado para se recuperar totalmente. Afirmou também que durante alguns dias, Heródoto recebeu alimentação através de sonda gástrica, mas assegurou que quando lá esteve ele já estava se alimentando por via oral, normalmente. Com sua vasta experiência médica, Abi-Râmia acredita que o prefeito, em breve, estará em plenas condições de reassumir o cargo.
Fonte: A voz da serra

10 de outubro de 2010

1º Festival de Morango de Nova Friburgo.


























Uma das frutas mais belas e apreciadas está em período de safra. O morango será o destaque da próxima Feira de Agricultura Familiar, que teve a sua primeira edição realizada no início deste mês. O sucesso do evento motivou os produtores a promoverem um novo encontro. Desta vez, acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de outubro, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, das 10h às 17h.

O Festival de Morangos será o atrativo principal da feira, que irá reunir, além da fruta in natura, sucos, geléias, tortas, bombons e outras deliciosas sobremesas preparadas com a fruta. Mudas do morango também estarão expostas para que o público possa conhecer a forma como a planta se desenvolve até ponto de colheita.

Nova Friburgo é hoje o maior produtor de morangos do estado do Rio de Janeiro, isto devido ao investimento em tecnologias de cultivo e também em produtos de qualidade, voltados para a produção de frutos sem agrotóxicos. Os produtores mais tradicionais da cidade trabalham na cultura do gênero há cerca de 5 décadas.

A família de Fernanda Hottz cultiva o morango e ela produz as geléias. Presente na primeira edição do evento, Fernanda agora está participando da organização do Festival e comenta: “Os produtores estão muito animados para esta feira, pois da última vez, mesmo tendo acontecido e cima da hora o movimento foi bom, então estamos com boas expectativas. Ainda mais com o feriado do dia 12, quando a cidade vai receber muitos turistas. É uma oportunidade a mais de mostrar os nossos produtos”.

Sônia Gabri da Rosa, extensionista social da Emater e responsável pelo Programa Prosperar na região serrana, fala sobre o evento: “Com a iniciativa de fazer um Festival de Morangos na feira, os produtores aceitaram bem a ideia e acredito que vai ser bem interessante. Vamos procurar envolver toda a cidade, visitando restaurantes e hotéis, para ajudar na divulgação”.
O evento é uma parceria entre Secretaria de Agricultura do Estado, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, a Emater Rio, o Sebrae e as Associações de produtores da Agricultura Familiar.
Fonte: Nova imprensa