17 de julho de 2010

Festival do Chocolate da Queijaria e Chocolataria Suíça será dia 31/07 e 01/08.

A Queijaria e a Chocolataria Suíça, localizada RJ-130, Estrada Nova Friburgo-Teresópolis, km 18, Conquista, marcou para os dias 31 de julho e 1º de agosto (sábado e domingo) o 8° Festival do Chocolate.
O evento será realizado das 9h às 18h, nos dois dias.O festival oferece consumo ilimitado de chocolate para quem compra a caneca que poderá ser levada para casa como lembrança ou para uso doméstico, pois, pode ir ao forno de microondas.
Além das delícias a serem servidas, haverá muitas atrações para animar o evento, música folclórica suíça, oficinas e cursos.

De acordo com André Guedes (administrador do complexo) este ano o festival terá uma estrutura maior que das edições anteriores: uma grande tenda vai abrigar os estandes. Essa festa faz parte do calendário turístico das prefeituras de Nova Friburgo e Teresópolis e do Circuito Tere-Fri, do qual a queijaria e chocolataria são a sede. Segundo André, uma das intenções do Festival do Chocolate é fazer com que os frequentadores visitem também os parceiros do complexo ligados à área de turismo, como o horto florestal, o museu de taxidermia, A Encanto & Arte Artesanato e as lojinhas de souvenir, que têm artesanato original, onde nada é revendido. Tudo é feito pelos artesãos associados.

Lembrando que no dia 1º de agosto é comemorado o Dia Nacional da Suíça e aniversário de 23 anos da queijaria, inaugurada em 1º de agosto de 1987. “Nós teremos então um evento folclórico, de aniversário, de gastronomia, de informação e, principalmente, um passeio próximo para os friburguenses”, convida André.

Passeio virtual
A partir do próximo dia 20, estará no ar o novo site  www.frialpalimentos.com.br. Frialp é a marca comercial que une a Queijaria e a Chocolataria para que funcione como um portal das duas unidades, com informações sobre os queijos e chocolates, cursos, estágios e a programação do ano.

Anunciado fim ao cruzamento perigoso na Avenida Emil Cleff.

Está previsto para este mês o fechamento do cruzamento  na Avenida Emil Cleff, no Cartacione, pela Autran ( Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo ) impedindo que os motoristas que se dirigem aos bairros Parque Santa Eliza e Catarcione se arrisquem ao ter que cruzar a Avenida, no Bairro Ypu.
No local costuma acontecer acidentes com frequencia e será fechado com uma mureta de concreto, e quem quiser acessar a Avenida Antônio Lopes Sertã deverá seguir pela Avenida Emil Cleff (sentido Ponte da Saudade), até a ponte em frente à fábrica Ypu, onde será construído um recuo à direita para os motoristas que forem retornar pela pista de sentido Paissandu possam aguardar o momento oportuno para fazer o cruzamento com maior segurança.
Também há intenção de se fazer a instalação de um sinal de trânsito no local assim que possivel.

16 de julho de 2010

Tomografia móvel está na cidade de Nova Friburgo.

Desde o dia 14/07 a população Friburguense pode contar com o serviço de tomografia móvel, o serviço está disponível na Praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro da cidade.
A previsão é que sejam realizados cerca de 500 exames no município. O serviço funcionará no local até o dia 31 de julho e o horário para a realização dos exames é de 07:00h. às 18:00h.

O aparelho é operado por médicos radiologistas, com especialização na área, e o resultado do exame é entregue à prefeitura, que fica responsável por enviar ao paciente, para ser encaminhado ao médico solicitante. Para agendar o exame, o paciente deve entregar o pedido à secretaria municipal de Saúde, que encaminhará uma planilha com as demandas para o Serviço.
O paciente é informado pela Prefeitura sobre a data em que deverá comparecer para realizar o exame. Os pacientes que possuem aparelho celular recebem depois uma confirmação da Sesdec, via Serviço de Mensagens Curtas (SMS), mais conhecido como torpedo. O envio é feito 48 horas antes da data marcada para o exame, com informações sobre o local e horário. Para fazer o exame, é necessário prescrição de um médico especialista.

Nova Friburgo sediará congresso internacional: "Casados para Sempre"

Nos dias 16, 17 e 18 deste mês, a igreja Comunidade Cristã receberá cerca de 1.600 pessoas de diversas partes do Brasil e do exterior para participar do Encontro Internacional do Ministério Casados para Sempre 2010. Este será o primeiro congresso fora do país de origem, EUA, tendo sido escolhido o Brasil e o município de Nova Friburgo para esta realização.
O evento, que terá o auxílio de diversos membros da própria igreja, contará com a presença dos fundadores do MMI (sigla em inglês do Casados para Sempre), Mike e Marilyn Phillipps. Durante o encontro haverá momentos de louvores, explanações bíblicas acerca do relacionamento conjugal e os desafios encontrados na atualidade, dicas para superar as dificuldades do dia a dia entre o casal e explanação sobre a missão do curso Casados para Sempre.
O curso é gratuito, bastando a aquisição de uma apostila para orientar o casal durante o curso, englobando 14 lições, cada uma apresentada por um casal líder, uma vez na semana, num período de duas horas. Em cada aula é abordada uma questão diferente. Entre os tópicos estão: A lição da aliança; Uma só carne; Papéis, Perdão e Acordo; entre outros, que objetivam fazer com que o casal se conheça ainda mais e fortaleça o relacionamento, a fim de superar quaisquer circunstâncias do dia a dia. Qualquer casal pode participar, mesmo aquele que vive em união estável, e não há necessidade de ser membro de alguma igreja.
O congresso será aberto na sexta-feira, 16, às 17h, para entrega de crachás e posteriormente abertura oficial. Os ingressos já estão esgotados. Aqueles que não participarão do evento na igreja de Olaria, localizada no início da Via Expressa, e que desejarem ficar por dentro do acontecimento poderão acompanhar ao vivo pela internet, através do site www.mmibrasil.com.br.
Fonte: A voz da Serra

Hoje tem Arraiá da Emporium.
























Arraiá da Emporium

João Gabriel - Sertanejo Universitário
Dj Wood - Funk carioca

Comidas e Bebidas Típicas
Decoração Temática

Informações e Reservas:
22 2523-4487
www.emporiumclub.com.br

Local: Emporium Club

Censura: 18 anos

15 de julho de 2010

I Feira do Livro de Lumiar.

Nesta sexta, 16, o Colégio Estadual Carlos Maria Marchon realizará a I Feira do Livro de Lumiar, a partir das 9h.
O evento terá diversas atividades, como oficinas de contação de histórias, com Álvaro Ottoni, Nícia Grillo, Cristina Moraes; roda de leitura sobre Fernando Pessoa, com Cristina Santos; áudio e vídeo, com Pedro Kiua; caricatura, com Dil Márcio; bonecaria, com Anderson Alves; cordel e xilogravura, com Nairson Saquarema; sebo e estande de venda de livros da Ecoarte; e ainda malabares e jogos RPG. Um dos pontos altos será a palestra com Ferréz, prevista para as 10h30.

Em parceria com o Cineclube Lumiar exibirá gratuitamente o filme Ensaio Sobre a Cegueira às 20h, no Espaço Gastronômico Casarão de Lumiar (atrás do coreto da praça).
Além disso, haverá produções feitas pelos alunos, como uma rádio, banca com revistas antigas, exposição de curtas e fotos da região.
A comunidade e o publico em geral está convidado a participar.

Noite do Rebolation em Bom Jardim.
























Noite do Rebolation


16/07/10 - 23:00h.

Banda de Forró - Meu Dengo
Pedro e As Excitantes
Na Pista os melhores Dj`s da região

Local: Bom Jardim Maravilha Clube

Censura: 18 anos

Inscrição para curso de férias da Ucam.

Vai até sexta-feira, 16, as inscrições para o curso de férias Edição Eletrônica – Noções Básicas, oferecido pela Universidade Candido Mendes de Nova Friburgo. O curso tem 20 horas de duração e as aulas serão realizadas de 19 a 30 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h, no prédio II da unidade, que fica na Rua Professor Freeze 38 Vilage.

Inscrisões devem ser feitas no setor do PAD da Ucam.
O custo é de R$ 90. ( para participar os alunos precisam estar no mínimo cursando o ensino médio )

 Mais informações pelo tel: 2523-9932.

14 de julho de 2010

9º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo.

O 9º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo, de 15 de julho a 1º de agosto, brindará o público com uma agenda cultural diversificada e o que é melhor: totalmente gratuita. O evento recria a atmosfera ideal para um passeio entre o erudito e o popular, com atrações que vão do balé clássico a shows de rock.
A abertura, no dia 15, às 20h, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, será com a Cia Brasileira de Ballet (foto), apresentando a deliciosa obra A Flauta Mágica. O balé se fará presente novamente no Municipal de Nova Friburgo, no dia 31 de julho, com o espetáculo Uma em quatro, evento do Grupo de Dança Dissídio Coletivo, que conta com a luxuosa participação da primeira bailarina do Municipal do Rio, Ana Botafogo.

Grandes nomes da música
Já a música estará muito bem representada por nomes de peso dos mais diferentes estilos. O palco da ilha do Nova Friburgo Country Clube receberá veteranos arrasa-quarteirões como Jorge Benjor e Titãs, além de jovens revelações como as cantoras Roberta Sá e Maria Gadu, que têm tudo para aquecer o público da Serra com sua MPB moderna e envolvente. Outro destaque são os grandes nomes da música instrumental como o grupo Claudio Dauelsberg Quarteto, a dupla formada pelo flautista e saxofonista Mauro Senise e o pianista Gilson Peranzeta, lançando novo álbum, Melodia Sentimental, e o excepcional violonista Yamandu Costa. O festival prestigia ainda a música sul-americana com show do grupo argentino de tango eletrônico Narcotango, indicado ao Grammy Latino em 2009.

De Roberto de Regina a ‘Os 3 tenores do Brasil’
 Para os amantes da música clássica, a programação do festival está extensa e imperdível com concertos e recitais programados na Usina Cultural Energisa e no Teatro Municipal de Nova Friburgo. Entre as atrações, estão o pianista russo Pavel Nercessian, a dupla formada pela pianista Priscila Bomfim e o violoncelista russo Dimitry Smirnov, Orquestra Jovem de Campos e Orquestra da Cândido Mendes, o cravo de Roberto de Regina, o duo italiano Cipolleta/Destefano, a harpista Cristina Braga e o espetáculo dos cantores Geilson Santos, Marcos Paulo e João Alexandre, conhecidos como ‘Os 3 tenores do Brasil’, acompanhados pelo piano de André Kacowicz, e, um Tributo ao Ano Schumann, o pianista Adriano Jordão e o tenor Oliveira Lopes.
“Além de mobilizar a população local e dos municípios circunvizinhos do Centro Norte Fluminense, o festival gera um grande movimento de turistas que lotam hotéis, pousadas e restaurantes durante todo o período do evento”, explica Roosevelt Concy, secretário de Cultura de Nova Friburgo.
Durante 16 dias de festival, os apreciadores das artes em geral terão a oportunidade de descobrir e conhecer Nova Friburgo embalados por muita música, cultura e arte. Colonizada pelos suíços e alemães no início do século XIX, a cidade também encanta os turistas de todas as idades graças ao seu clima ameno e a beleza de sua paisagem emoldurada pelo verde da Mata Atlântica. A cidade tem uma das temperaturas mais agradáveis do estado e o festival também é uma oportunidade para os visitantes curtirem  o clima acolhedor e romântico do inverno.
Para esta edição, o Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo, uma realização da Prefeitura de Nova Friburgo, em parceria com a Sociedade Artística Villa-Lobos, Stretto e Dell´Arte, recebe o patrocínio do Ministério da Cultura (Lei Federal de Incentivo à Cultura), Governo do Estado do Rio - Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer; Secretaria de Cultura (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), Energisa e Águas de Nova Friburgo. O festival conta ainda com o apoio da Petrobras, Nova Friburgo Country Clube, InterTV /Serra Mar e A Voz da Serra.Todas as apresentações têm entrada franca, mediante um quilo de alimento não perecível. classificação livre.

Confira a programação:

15 de julho, 5ª feira
20h - Teatro Municipal de Nova Friburgo
Abertura do 9º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo
Cia Brasileira de Ballet  - A Flauta Mágica
Solistas: Luiza Bertho / Roger Neves
Coreografia: Ivanov e Peter Martins

16 de julho, 6ª feira
17h – Usina Cultural Energisa
Uma Tarde Espanhola
Paulo Pedrassoli, violão
Karla Bach, castanholas
Obras de Bach, Fernando Sor, Albéniz, e outros
20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo
Pavel Nersessian, piano (Rússia)
Homenagem ao bicentenário de nascimento de Chopin
Obras de Chopin, Schumann e outros

17 de julho, sábado
15h – Centro de Arte
Um Violinista no Telhado (1971) - Direção: Norman Jewison
20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo
O Novo Prodígio do Violino Russo
Dimitry Smirnov, violino (Rússia)
Priscila Bomfim, piano
Obras de Tchaikovsky, Brahms, Paganini e outros

18 de julho, domingo
20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo
Orquestra da Candido Mendes
Plínio Padilha, piano

19 de julho, 2ª feira
 20h - Teatro Municipal de Nova Friburgo
Duo Cipolletta-Destefano (Itália)
Dario Destefano, violoncelo
Francesco Cipolletta, piano
Obras de Vivaldi, Schumann, Brahms e Cesar Franck

20 de julho, 3ª feira 
 20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo
Narcotango, indicado ao Grammy Latino 2009 – categoria melhor cd de Tango eletrônico (Argentina)

21 de jullho, 4ª feira
 20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo
Roberto de Regina, cravo
Obras do barroco italiano e francês (D.Scarlatti, Couperin e Rameau)

22 de julho, 5ª feira
 20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo
Blues Etílicos – Uma noite de blues

23 de julho, 6ª feira
 17h – Usina Cultural Energisa
Duo Eichbauer-Breide
Wanda Eichbauer, harpa
Nadge Breide, piano
Obras de Cesar Franck, C.Debussy, Villa-Lobos e outros
20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo
Peça de Teatro ‘Caderno de Memórias’, com Dira Paes e Otto Jr.
texto de Jean Claude Carriére, tradução de Alexandre Reinecke e direção de Moacyr Góes
22h – Nova Friburgo Country Clube – Palco da Ilha - Maria Gadú
Abertura de bandas locais

24 de julho, sábado
 15h – Centro de Arte
Filme Fantasia (1940) - Clássico Disney
 19h – Orquestra Sinfônica de Campos
Maestro: Mauricio Carneiro
 22h – Nova Friburgo Country Clube – Palco da Ilha - Jorge Benjor

25 de julho, domingo
 15h – Nova Friburgo Country Clube – Palco da Ilha
Bia Bedran – Forró da Bia Um espetáculo para toda a família
 20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo
Claudio Dauelsberg Quarteto
Com Pascoal Meirelles, Ney Conceição e Fernando Trocado

26 de julho, 2ª feira
 Sem programação

27 de julho, 3ª feira
 12h - Teatro Municipal de Nova Friburgo
Concertos ao Meio-dia
Pianistas: Andrés Roig, Cuba , André Kacowicz e Sylvia Thereza
Programa: Chopin nº 1, Liszt nº 2 e Rachmaninoff – Rapsódia sobre um tema de Paganini
Pianista acompanhadora: Katia Balloussier
 20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo
Cristina Braga, harpa
Músicos Convidados: Igor Levy, flauta e Ricardo Medeiros, contrabaixo
Obras de Saint-Säens, Bach, Debussy, Chopin e outros

28 de julho, 4ª feira
 12h - Teatro Municipal de Nova Friburgo
Concertos ao Meio-dia
Pianistas: André Signorelli e Silas Barbosa
Programa: Mozart nº 20 (K466) e Beethoven nº 5 (Imperador)
Pianista acompanhador: Andrés Roig
 20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo
Mauro Senise, sax e flauta
Gilson Peranzzetta, piano

29 de julho, 5ª feira
 12h - Teatro Municipal de Nova Friburgo
Concertos ao Meio-dia
Pianistas: Marcelo Thys, Luciano Magalhães e Lígia Moreno
Programa: Poulenc – concerto para dois pianos e Rachmaninoff nº 2
Pianista acompanhador: Luciano Magalhães
 20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo
Geilson Santos, Marcos Paulo e João Alexandre
Piano e direção musical – André Kacowicz
Obras de Mozart, Puccini, Gounod e Verdi

30 de julho, 6ª feira
 17h – Usina Cultural Energisa
Amores do poeta - Tributo ao Ano Schumann
Adriano Jordão , piano
Oliveira Lopes , tenor
 20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo
Yamandu Costa , violão
 22h – Nova Friburgo Country Clube – Palco da Ilha - Roberta Sá

 31 de julho, sábado
 15h – Centro de Arte
Filme O Segredo de Beethoven (1992) - direção: Agnieszka Holland
 20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo
Ana Botafogo - Uma em Quatro
Com: Ana Botafogo, Bettina Dalcanale, Laura Prochet, Mônica Barbosa e Priscilla Mota
Direção e Coreografia: João Wlamir
 22h – Nova Friburgo Country Clube – Palco da Ilha - Titãs
Abertura de bandas locais

1 de agosto, domingo
 20h – Nova Friburgo Country Clube – Palco da Ilha
Encerramento do 9º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo
Com: Orquestra Petrobras Sinfônica
Regente: Carlos Prazeres

(*) Programação sujeita a alterações

 Locais:
 Teatro Municipal de Nova Friburgo
Praça do Suspiro, s/n – Centro
Capacidade: 560 lugares
Tels.: 22- 2521 1558 ou 22- 2522 9966
Acesso para deficientes
Estacionamento: sim

Usina Cultural Energisa
Praça Getulio Vargas, 55 – Centro
Tel.: 22 – 2522 3687
Capacidade: 60 lugares

Centro de Arte
Praça Getúlio Vargas, 71 – Centro
Tel:2533-1359/2533-1145
Capacidade do local: 100 lugares
Sem acesso para deficientes

Nova Friburgo Country Clube – Avenida Conselheiro Julius Arp, 140 – Parque São Clemente
Tel:2522-9552
Capacidade do local: 244 lugares
Acesso para deficientes
Estacionamento: sim
Fonte: A voz da Serra

13 de julho de 2010

Reinaugurado parque aquático do Caledônia.

O Caledônia Montanha Clube reinaugurou neste sábado dia 10, o seu parque aquático, em cerimônia.
Na mesma oportunidade foi realizada sua festa julina, com brinquedos, música ao vivo, comidas e bebidas típicas. O presidente Roberto convida todos para conhecer as obras executadas no parque aquático.
O Caledônia é o primeiro e único clube de Nova Friburgo a utilizar o tratamento da piscina em raio ultravioleta, reduzindo a utilização do cloro em 90%.
Também foram adquiridas 35 novas espreguiçadeiras e 70 ombrelones personalizados. Além disso, a iluminação da piscina está em LED e os novos jardins também terão iluminação. O clube vai inaugurar também box em vidro temperado para as duchas, ampliar o número de mesas e polir os pisos no entorno do parque aquático.

Será realizado Workshop gratuito na Acianf em Nova Friburgo.

Será nesta segunda dia 12/07, às 20h, na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) e com o apoio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (FACERJ) e do Sebrae-RJ, que através do projeto Empreender, irá realizar um workshop gratuito na Câmara Empresarial de Conselheiro Paulino na Rua João Alberto Knust, 06 - loja A.

O tema
Conheça a linguagem do seu carro!

O objetivo do workshop é levar aos participantes informações sobre freios, painel, vazamento de óleo, sistema de arrefecimento e responsabilidade ambiental, e será ministrado pelo Grupo de Reparadores Automotivos Friburguenses (GRAF).
Os organizadores destacam que para se inscrever é preciso entrar em contato com o número (22) 2527 2410 e contribuir para a Campanha do Agasalho da Acianf 2010.

Vagas  limitadas.

12 de julho de 2010

Cadastramento de transporte escolar em Nova Friburgo.

O superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) de Nova Friburgo, Vanor Breder Pacheco, o Vanozinho, informa que todos os motoristas cadastrados na autarquia e que fazem o transporte escolar no município devem comparecer à sede do órgão, na rua Vicente Sobrinho, 80, em Olaria, entre os dias 15 de julho a 15 de agosto no horário de 9h e 17h, para a realização da vistoria semestral obrigatória de seus veículos e a devida regularização de eventuais pendências cadastrais, nos termos previstos pela Lei Complementar nº 49, de 8 de março de 2010.

Para a vistoria, é necessário apresentar os seguintes documentos:
Carteira nacional de habilitação (permissionário e auxiliar)
Documento do veículo (CRLV)
Comprovante do pagamento do ISS
Comprovante de pagamento do seguro obrigatório Constante do artigo 17 da Portaria nº 10 / 2006 e uma Foto 5 x 7.

Para mais informações, os telefones são (22) 2526-9161 ou 2526-9262 (falar com Djalma Oliveira)

11 de julho de 2010

O Senai de Nova Friburgo abre cinco cursos nas áreas de mecânica e de automação.

O Senai de Nova Friburgo está oferecendo cinco cursos de aperfeiçoamento profissional, 3 deles são na área de mecânica (Hidráulica Básica para Mecânico de Manutenção, Pneumática Básica e Pneumática Básica para Mecânico de Manutenção).
Outros 2 são na área de automação (Controlador Lógico Programável – CLP I e Controlador Lógico Programável – CLP II). 
O primeiro curso deve ter início dia 19 de julho, e os outros, nos meses subsequentes.
 As inscrições já estão abertas. Os cursos têm currículo moderno, que atendem às mais recentes exigências da indústria. A carga horária varia entre 40 e 80 horas, com aulas noturnas.

O interessado deve apresentar original e cópia da identidade e CPF (inclusive menores), comprovante de escolaridade e  de residência.
Mais informações pelo telefone 0800 0231 231 ou no Senai: Rua Prefeito José Eugênio Müller, 220 – Centro Nova Friburgo.


Um pouco mais sobre os cursos:

No curso de Hidráulica Básica para Mecânica de Manutenção, o aluno aprende a identificar falhas em circuitos hidráulicos e a substituir seus componentes, segundo padrões de qualidade determinados. O pré-requisito é ter o ensino fundamental completo e conhecimentos gerais na área de mecânica de manutenção.
No de Pneumática Básica, os alunos aprendem a elaborar e montar circuitos pneumáticos básicos. É preciso apenas o ensino fundamental completo. Já no curso de Pneumática Básica para Mecânica de Manutenção, os alunos passam a lidar também com a substituição dos componentes dos circuitos pneumáticos. Neste caso, além do ensino fundamental completo, é necessário ter conhecimentos gerais na área de mecânica de manutenção.
No curso de Controladores Lógicos Programáveis I (CLPI), o aluno aprende a analisar programas de forma a auxiliar na manutenção de sistemas automáticos. O curso é voltado para profissionais da área de eletricidade, mecânica, ou estudantes que desejem ingressar no campo da automação industrial. É preciso ter o ensino médio completo e possuir conhecimento de eletricidade ou eletrônica.
Já no curso de Controladores Lógicos Programáveis II (CLP II), o aluno aprende a elaborar projetos com utilização de técnicas de análise de situações problema, de acordo com padrões de qualidade determinados. O curso é voltado para profissionais da área de automação industrial ou afins (eletricidade, eletrônica, mecânica), que desejem aprimorar os seus conhecimentos de CLP. O aluno precisa ter concluído o curso de Controladores Lógico Programáveis I.

Antiga Rádio Sociedade de Friburgo ganha museu virtual.

A Fundação Dom João VI de Nova Friburgo promove o lançamento do Museu Virtual da Antiga Rádio Sociedade de Friburgo AM, na próxima sexta-feira, 9, a partir das 18h. A intenção é contribuir para preservar e divulgar a memória da instituição pioneira na radiodifusão da cidade e que está entre as mais antigas do estado do Rio e da Região Centro-Norte fluminense.
O museu virtual é um site da internet, parte do portal da Fundação Dom João VI, em que estão disponíveis, entre outras coleções, fotos históricas, entrevistas com antigos funcionários, colaboradores e ouvintes da rádio, uma seleção de canções da discoteca (hoje inteiramente digitalizada e catalogada), que pode ser ouvida, algumas gravações de programas, jingles e propagandas veiculadas em diversas épocas. Seguindo a moderna concepção dos museus, este site é um museu dinâmico, que será ampliado, renovado e se tornará cada vez mais interativo.
O lançamento ocorrerá durante o I Encontro de História da Mídia do Estado do Rio de Janeiro, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História (Alcar) e realizada pela Faculdade Santa Doroteia e Colégio Nossa Senhora das Dores, com apoio da Fundação Dom João VI.
Fonte: A voz da Serra.