30 de novembro de 2010

29 de novembro de 2010

Evento na praça marcará o Dia Mundial de Luta contra a Aids em Nova Friburgo

Comemorado na próxima quarta-feira, 1º de dezembro, O Dia Mundial de Luta contra a Aids não passará em branco em Nova Friburgo. A Pastoral da Aids CNBB e o Grupo Amigos da Vida (GAV) promoverão uma programação especial em comemoração à data, que será aberta com missa na Catedral São João Batista. A celebração acontece a partir das 8h e será seguida de café da manhã de confraternização no salão paroquial. A programação prosseguirá com evento que promete movimentar a Praça Dermeval Barbosa Moreira, das 9h às 14h. Integrantes do GAV e da equipe da Fundação Municipal de Saúde distribuirão preservativos e folhetos contendo orientações sobre as formas de contágio e prevenção da Aids e de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Outros serviços de saúde, como verificação da pressão arterial, também estarão disponíveis à comunidade. Vale destacar que o Dia Mundial de Luta contra a Aids é um convite ao compromisso e solidariedade com quem vive em situação de vulnerabilidade ou exclusão. A data oferece uma oportunidade para combater a discriminação e o preconceito, denunciar práticas que impedem o acesso aos serviços e aos direitos, além de fortalecer a política de acesso universal à prevenção e tratamento.

Outra proposta da data é incentivar as pessoas a fazer o teste do HIV, que é gratuito e sigiloso. Indicado às pessoas de todas as faixas etárias, independente de terem os sintomas da doença, o teste pode ser feito em qualquer posto de saúde da rede pública. Caso o resultado indique a presença do vírus HIV, o acompanhamento médico ajuda a evitar doenças, impede a transmissão da mãe para o bebê, e facilita o tratamento.
Apesar dos avanços no diagnóstico e tratamento dos soropositivos, ainda há muita gente que morre de Aids por não ter feito o teste.
“Segundo dados divulgados em agosto passado pelo Ministério da Saúde, 20% da população de São Paulo que morreu em decorrência da doença não sabia que estava doente”, diz a presidente do GAV, Ana Carolina Barbosa de Souza, que também coordena a Pastoral da Aids CNBB do Estado do Rio.
Fonte: A voz da serra