31 de julho de 2010

Nova Friburgo sedia Conferência de Cultura da Região Serrana.

Nova Friburgo será palco da Conferência de Cultura da Região Serrana, que faz parte do processo de construção do Plano Estadual de Cultura e acontece neste sábado, 31, no Nova Friburgo Country Clube, das 9h às 17h. O encontro reunirá diversos artistas, produtores, agentes culturais, representantes de entidades e gestores públicos de todos os municípios da Região Serrana, objetivando aprofundar o diagnóstico obtido nos encontros municipais, recém-realizados em todos os municípios da região.

O convite para a Conferência de Cultura em Nova Friburgo está aberto a todos os gestores públicos de cultura e os agentes culturais fora da cidade, como Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis, Trajano de Moraes, Cachoeiras de Macacu.
Mais informações sobre a Conferência de Cultura da Região Serrana pelos e-mails comunicação.pecrj@cultura.rj.gov.br e comunicação.pecrj@gmail.com, ou ainda através dos telefones da Coordenadoria do Plano Estadual de Cultura: (21) 2333-1332 e 2333-1336.

Programação
9h às 10h – Cadastramento
10h às 11h – Abertura oficial: composição da mesa com secretários municipais de Cultura e representantes da Secretaria Estadual de Cultura, Conselho Estadual de Cultura e Ministério da Cultura
11h às 12h30 – Palestras e debate (tema a definir)
12h30 às 14h – Almoço no local
14h às 15h – Palestras e debate (tema a definir)
15h às 15h30 – Plano e Sistema Estadual de Cultura: apresentação do diagnóstico preliminar da Região Serrana e propostas de encaminhamentos, por Delmar Cavalcante (SEC) e Zeca Barros (SEC)
15h30 às 17h – Debates sobre temas e propostas apresentados pelos palestrantes

30 de julho de 2010

A dificuldade para marcar uma consulta médica em Nova Friburgo.

Pacientes dormem na fila.Entre eles, muitos idosos.   


Em Nova Friburgo, na policlínica Sílvio Henrique Braune, muitos passaram a noite na fila para garantir um direito: atendimento médico no sistema público de saúde.

A maioria tenta marcar, para os próximos dias, uma consulta com cardiologista. Na disputa pela vaga, quem chega mais cedo leva vantagem.

Uma mulher que mora em Varginha, distante do Centro,chegou ao posto ontem, às 21h. Para enfrentar a noite fria alguns levaram cobertores.

Após as 5h30 da manhã, a fila já dobrava a parte de trás do posto. Para quem chegou nessa hora, ficou a preocupação de não conseguir a ficha.

A dificuldade na marcação não é só para cardiologista. No início deste mês nossa equipe accompou o drama de quem precisava de uma consulta com psiquiatra. Os pacientes também chegaram de madrugada. Sem garantia de atendimento o tratamento médico fica comprometido.

Hoje a fila estava ainda maior. Entre os pacientes muitos idosos.

O posto Sílvio Henrique Braune é o maior do município. Segundo os pacientes, a marcação de consulta para cardiologista acontece uma vez por mês. São dois especialistas na unidade. Um está de licença. Hoje seriam distribuídas 130 fichas. Às 6h30 da manhã, já havia mais de 250 pessoas na fila.

Na hora do atendimento foram marcadas mais que as 130 vagas previstas. Mas essa quantidade extra não foi suificiente. Dezenas de pessoas voltaram pra casa sem conseguir marcar a consulta. Para eles a peregrinação continua.

Fonte: In360

Em Lumiar venha curtir um Choro.....

29 de julho de 2010

Começa hoje a festa da Padroeira de Duas Barras.

Festa da Padroeira de Duas Barras tem presença confirmada de Martinho da Vila.

A Prefeitura de Duas Barras, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, confirma que está tudo pronto para a realização da Tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição Padroeira de Duas Barras, que acontece entre os dias 29 de julho a 1º de agosto, cumprindo uma extensa programação social e religiosa, já definidas pelo município e lideranças da Igreja Católica Bibarrense.

Programação da Festa de N.S. da Conceição – Padroeira de Duas Barras

Dia 29 de Julho (Quinta-Feira)
18:00h -  Apresentação do filme “Pequenas Histórias”com Cine-Sesc. Local Praça Governador Portela
               no Centro Histórico de Duas Barras


Dia 30 de Julho (Sexta-Feira)
09:00h -   IV Open Meeting de Parapente no Pico do Rio Negro
18:00h -  Celebração da Santa Missa pelo Vigário Paroquial Pe. Wander Luiz
20:00h -  Apresentação da premiada Peça Teatral “60, O Musical”. Direção Geral: Bernardo Dugin Local
              Praça Governador Portela no Centro Histórico de Duas Barras

20:30h -  Na Sala de Cinema Popular Cacá Diegues projeção do filme “Filosofia de Vida: o Pequeno       
               Burguês”. Reapresentação do documentário da vida de Martinho da Vila
23:00h - Show com Herdeiros do Forró


Dia 31 de Julho (Sábado)
09:00h  -   IV Open Meeting de Parapente no Pico do Rio Negro
13:00h  -   Motocross nas Categorias: Estreante, Importada, 230CC, Força Livre e Força Livre Nacional. 
                Local: Cachoeira do Thadeu
18:00h  -  Celebração da Santa Missa pelo Pe. Amaury da Silva
18:30h  -  Na Sala de Cinema Popular Cacá Diegues projeção do filme “Filosofia de Vida: o Pequeno       
               Burguês”. Reapresentação do documentário da vida de Martinho da Vila
20:30h  -  Na Sala de Cinema Popular Cacá Diegues projeção do filme “Filosofia de Vida: o Pequeno       
               Burguês”. Reapresentação do documentário da vida de Martinho da Vila
23:00h - Show “O Pequeno Burguês”, com Martinho da Vila. Local: Praça Governador Portela no Centro Histórico de Duas Barras
01:00h -  Apresentação do DJ Biachini


Dia 01 de Agosto (Domingo)
05:30h -  Alvorada com a Sociedade Musical 8 de Dezembro
09:00h -  IV Open Meeting de Parapente no Pico do Rio Negro
09:00h -   Realização do I Campeonato Regional de Futebol “Taça Cidade Bela”. Categorias Sub 13 e 15.
               Local: Estádio Victorino Araújo de Barros
10:00h -  Celebração de Missa Solene em Louvor a N. Sra. da Conceição Padroeira de Duas Barras com
               presença do novo Bispo Diocesano Dom Ednei Gouvêia Mattoso. Co-celebrada pelos padres     
              Wander Luiz e Amaury da Silva (Vigários Paroquial)
10:00h -  Motocross nas Categorias: Estreante, Importada, 230CC, Força Livre e Força Livre Nacional. 
               Local: Cachoeira do Thadeu
18:00h -  Celebração da Santa Missa pelos Padres Wander Luiz e Amaury da Silva, seguida de Procissão
                com o transporte do andor da Padroeira, especialmente adornado para a ocasião percorrendo as
               principais ruas da cidade
20:00h -  Retreta com a Sociedade Musical 8 de Dezembro
20:30h -  Na Sala de Cinema Popular Cacá Diegues projeção do filme “Filosofia de Vida: o Pequeno       
               Burguês”. Reapresentação do documentário da vida de Martinho da Vila
22:00h - Encerramento da Festa com Show de Los Gringos



*Para maiores informações sobre a festa, telefone (22) 2534-1212 Ramal 212 ou acessar o site da Prefeitura de Duas Barras www.duasbarras.rj.gov.br

Chocolate e artesanato em Friburgo.
























Além das delicias:
Aproveite para  visitar também a Encanto & Arte, espaço da Associação Friburguense de Artesãos e Artistas Plásticos de Nova Friburgo. A Encanto & Arte abre de quinta-feira a domingo, das 10h às 17h, reunindo trabalhos dos 23 associados.
Embora receba muitos friburguenses, a o espaço é mais visitado pelos turistas, a maioria das cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Chegam também dos estados de São Paulo e Minas Gerais, entre outros estados, e até do exterior.
Na Encanto & Arte os visitantes ficam fascinados com tanta criatividade. São cerâmicas, arte em madeira, bijuterias, adornos, pinturas e bordados, brasões e arte heráldica, crochê, tricô e ponto de cruz, arte em bolsas e reciclagem entre tantos outros.
À exceção do artesanato mineral de Santa Maria Madalena, todos os demais trabalhos são de artesãos e artistas plásticos friburguenses.

No período de 20 de agosto a 20 de setembro próximo, o artista Juarez Silva estará expondo seus trabalhos de artesanato na Encanto & Arte, que ainda dispõe de duas vagas para novos artesãos.
Os contatos podem ser feitos pelo telefone 2543-4201.

Outra atração em termos de artesanato no complexo da Queijaria e Chocolataria Suíça é a Loja do Porquinho. O artigo que tem maior saída é a petisqueira, que inclusive deu nome à loja, em forma de um porquinho.
Ali também são encontrados artigos em pedra-sabão, cerâmicas e objetos de decoração. A vaidade feminina aflora com as bolsas e roupas, inclusive de dormir, que são o maior charme.
Vale a pena conferir!

28 de julho de 2010

Expedição ao rio São João descobre possível peixe nativo ainda não identificado.

O São João, com 120 km de extensão, nasce na Serra do Sambê e corta municípios da baixada litorânea.

Notícias boas sobre o rio São João, um dos mais importantes do estado. Cinquenta pesquisadores estão em busca de informações preciosas sobre o rio. Entre as descobertas, pode estar uma nova espécie de peixe, nunca antes identificada. Rafael Pieroni e Willian Correa acompanharam essa expedição.

A expedição parte da reserva ecológica de Poço das Antas, em Silva Jardim. Cinquenta pesquisadores de órgãos como o Instituto Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente, além da fundação Oswaldo Cruz, da UFRJ e do governo estadual, se reuniram para a maior investigação sobre um dos mais importantes rios do estado.

O São João, com 120 km de extensão, nasce na Serra do Sambê e corta municípios da baixada litorânea. Graças a um projeto da década de 70, parte do curso do rio foi alterada, diminuindo a extensão original em 13Km. A represa de Juturnaíba, construída na mesma época, é responsável pelo abastecimento de oito municípios da região.

Em Rio Bonito, rumo ao topo da serra, a expedição enfrenta a estrada de chão, passa por fazendas e, antes de entrar na mata, traça estratégias.

Os carros são deixados em um ponto e é hora de enfrentar o trajeto final à pé. Depois de 15 minutos de caminhada dentro da Serra do Sambê, os pesquisadores chegaram em uma queda d´água. Ela foi identificada como uma das nascentes do rio São João.

Técnicos da Fundação Nacional de Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz coletaram amostras da água. E uma descoberta surpreendeu os pesquisadores. Um peixe encontrado no local pode se tratar de uma éspecie nativa ainda não identificada.
A expedição termina hoje ( 28/07 )
Fonte: In360

Reggae Night


























Dia: 30/07/2010

Reggae Night

Monte Zion

Dj Saulo Emerick

Informações e Reservas:
22 2523-4487
www.emporiumclub.com.br

Local: Emporium Club

Censura: 18 anos

27 de julho de 2010

Passar trote para polícia ou bombeiros agora vai dar multa.

Pelo menos 30% dos chamados são falsos. Punição servirá para cobrir gastos com deslocamentos desnecessário.


O governador Sérgio Cabral sancionou recentemente um projeto de lei de autoria do deputado estadual Flávio Bolsonaro que prevê a cobrança de multas àqueles que acionarem os serviços de emergência e salvamento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros – respectivamente os telefones 190 e 193 (ligação gratuita) – para falsos chamados de socorro. A multa deverá ser paga nas contas de telefone de quem passou os trotes, mas a punição ainda não tem data para começar, pois depende de regulamentação dos comandos da PM e do Corpo de Bombeiros.
Ambas as corporações possuem identificadores de chamadas em suas centrais de atendimento em todo o estado, e o dinheiro apurado com as multas será revertido para o custeio das despesas com o deslocamento das equipes de policiamento e salvamento, custos de atendimento e triagem das chamadas. Os valores das multas ainda não foram definidos pela PM e Corpo de Bombeiros.
A lei estadual foi motivada devido a grande incidência de trotes recebidos pelas corporações militares diariamente. Só a PM recebe por dia, em todo o estado, cerca de 2,5 mil chamados de emergência e denúncias com solicitação de investigação imediata. Pelo menos 30% deles são trotes. No Corpo de Bombeiros, são recebidas por dia duas mil ligações, sendo 30 delas desnecessárias. O comandante do grupamento do Corpo de Bombeiros em Nova Friburgo, tenente-coronel João Paulo Mori, destaca que devido à experiência dos atendentes, muitos trotes são identificados ainda durante a comunicação, evitando o deslocamento das equipes.
“Geralmente quando atendemos a chamados de crianças dando conta de incêndios, redobramos nossa atenção, checando informações. Já no caso de ligações de pessoas idosas solicitando salvamentos, na maioria das vezes acabamos viabilizando o salvamento. Nem sempre, porém, é verdade. O ideal é que a população se conscientize da importância dos serviços de emergência e só os solicite quando realmente for necessário. Às vezes, uma equipe pode estar ocupada com o deslocamento para um chamado falso, no momento em que outra pessoa possa estar precisando desse serviço de verdade”, observa o comandante.

Fundação Getúlio Vargas fecha parceria com a Unimed Nova Friburgo.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), através de sua conveniada, a Capital Humano, firmou nesta semana uma parceria com a Unimed Nova Friburgo em prol da educação. A instituição, que está oferecendo nesse segundo semestre cursos de MBA nas áreas de gestão empresarial, pessoas, financeira, controladoria e auditoria, dará descontos especiais aos clientes da Unimed na cidade e região.
Mais informações podem ser adquiridas através do telefone 2533-2733 ou na sede da FGV, na Avenida Alberto Braune, 24/504, Centro.

26 de julho de 2010

26 de julho - Dia da Avó

Curiosidade:
O Dia da Avó é comemorado em 26 de julho. Esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus Cristo.
Celebrar o Dia da Avó significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. Aproveite esta data para presentear a vovó e dizer o quanto você gosta dela.












A vovó que enche os netos de mimo, amor e carinho tem um dia dedicado só para ela. Esta data tão especial é comemorada no dia 26 de julho, e, pensando nisso, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf ) vem trabalhando a data no comércio local com o objetivo de estimular mais uma oportunidade de compras na cidade.
Desde o início da semana a entidade está divulgando a data, e no dia 26 as vovós serão homenageadas nas principais rádios locais. Durante o dia, os transeuntes que passarem pela Associação Comercial terão uma surpresa preparada pela entidade.
De acordo com o presidente da Acianf, Cláudio Verbicário, além do Dia da Avó ser mais uma data para aquecer o comércio, é também um ótimo momento para prestigiar uma pessoa tão especial.

25 de julho de 2010

PCH SÃO SEBASTIÃO DO ALTO, Usinas da nossa região.

( Parte IV )









ÁREA DO EMPREENDIMENTO


FICHA TÉCNICA

  • Nome da Usina : PCH SSAlto
  • Empresa: ENERGISA SOLUÇÕES
  • LOCALIZAÇÃO : Rio Grande
  • Potência : 13 MW
  • Municípios : Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto - RJ
  • Situação : Em Fase de Implantação .
  • Previsão Operação : Agosto de 2010

DADOS TÉCNICOS

    • Aterro compactado : 59 m3
  • Reservatório : Área de 2,72 Km2
  • Extensão da Barragem : 200
  • Altura da Barragem : 40 m
  • Queda Bruta : 36 m
  • Turbinas : 2 Kaplan S Montante
  • Geração : Anual 62,5 mil MWh
  • Adução : tubulação de Aço com 72m de Extensão
  • Turbinas de Numero : 2 Unidades
  • Concreto Convencional : 24 mil m3
  • Concreto Compactado UM Rolo : 51 mil m3
  • Escavação em Solo : 165 mil m3
  • Escavação em Rocha : 35 mil m3
  • Ensecadeiras : 16 mil m3 
  • Aterro compactado : 59 m3
    •  
Fonte: Energisa





Esperamos ter Mostrado UM Pouco da Realidade Que ESTÁ acontecendo em Nossa Região e como ocorrerão Mudanças que.