19 de junho de 2010

Aniv. do Sabugosas em Nova Friburgo

Próteses dentárias gratuitas em N. Friburgo.

Está disponível na Policlínica Dr. Sílvio Henrique Braune,no Suspiro, o serviço de implantação de próteses dentárias, pago pela Secretaria Municipal de Saúde.

O cadastramento é feito mediante encaminhamento por dentistas da rede municipal, que têm qualificação para determinar quais são os pacientes que estão aptos a receber a prótese, ou seja, sem restos radiculares ou rebordos a preparar. Não serão cadastradas pessoas que chegarem sem encaminhamento prévio.

A diretora da Policlínica, Nadia Athayde diz que no momento, existem 12 próteses em confecção no local. "Estamos começando bem devagar, sem muito alarde, para podermos adequar o projeto às nossas necessidades e condições de atendimento", explica.

O serviço Prótese Total é realizado por professores da antiga Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (Fonf), hoje incluídos no quadro da Prefeitura e integrados ao projeto "Nova Friburgo Volta a Sorrir".

O resgate de um sorriso perfeito aumenta a autoestima do paciente, facilita a inclusão social e a busca por um emprego melhor. Além disso, ainda melhora 60 a 70% da mastigação.

Mapas para as escolas de Nova Friburgo

A Secretaria de Meio Ambiente e o Centro de Educação Ambiental ( CEA )  entregam 133 mapas de Nova Friburgo para as escolas da Rede Municipal.
Consta neste material os mapas de relevo, político, divisão em distritos/bacias hidrográficas municipais e o das Áreas de Preservação Permanentes do município (APAS).
Durante o evento, Roberto Vianna, colocou tanto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente quanto o Centro de Educação Ambiental à disposição da Secretaria Municipal de Educação, marcando, assim, o início de uma parceria entre as duas secretarias, visando atender as necessidades de informações sobre o meio ambiente em seus diversos aspectos, para repassá-los aos alunos de toda a rede municipal de ensino.
O secretário lembrou ainda da exuberância da natureza em Nova Friburgo e da responsabilidade que temos em mantê-la preservada e demostrando como o professor é importante para transmitir aos alunos o amor para com a natureza e a forma como devemos preserva-lá.

18 de junho de 2010

Concurso de fotografias

O Escritório Regional do Ibama em Nova Friburgo continua com inscrições abertas para o seu concurso de fotografias, que objetiva evidenciar os diversos aspectos do meio ambiente e incentivar a prática da fotografia como instrumento de educação ambiental, revelando também novos talentos.
O concurso é dividido em cinco temas: animal silvestre livre, animal silvestre em cativeiro, paisagem natural, paisagem antropizada não degradada e paisagem antropizada degradada, tudo na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.
As fotos devem ser enviadas para o e-mail esregnovafriburgo.rj@ibama.gov.br.
Serão ofertados cinco troféus como prêmio, um para cada tema.

Reajuste de luz em Nova Friburgo.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste da conta de luz da empresa Energisa Nova Friburgo que atende 92 mil unidades consumidoras na Região Serrana do Rio.

As residências teram aumento de 1,02%, sendo que para a baixa renda haverá redução da conta em 5,47%.
Os consumidores de alta tensão (Como indústrias) terão redução média da fatura de 2,39%.

As novas tarifas entrarão em vigor na próxima sexta-feira, 18, assim que forem publicadas no Diário Oficial da União.

17 de junho de 2010

Plano Estadual de Cultura

Nova Friburgo sedia hoje o encontro municipal do Plano Estadual de Cultura. A Secretaria de Estado de Cultura dá continuidade ao processo de construção do Plano Estadual de Cultura e realiza na Região Serrana o próximo Encontro Municipal de Cultura.
No dia de hoje estará aqui em Nova Friburgo para aprofundar o diagnóstico iniciado nas reuniões realizadas em 2009. O encontro contará com a participação de artistas, produtores, agentes culturais, representantes de entidades e gestores públicos de cada município e acontecerá das 10h às 17h, na Casa da Cultura (Praça Getúlio Vargas 89, Centro).
Os Encontros Municipais de Cultura serão realizados em todos os 92 municípios do estado, até agosto deste ano e tem como principal objetivo a definição de políticas públicas de longo prazo para a cultura fluminense.

Mais informações no site www.cultura.rj.gov.br.

16 de junho de 2010

Zona Eleitoral de Friburgo fará parte do programa Eleitor do Futuro

Zona Eleitoral de Nova Friburgo é selecionada para fazer parte do programa Eleitor do Futuro.

A notícia de que a 222º Zona Eleitoral havia sido escolhida para fazer parte do Eleitor do Futuro foi recebida de maneira muito positiva pela chefe do cartório, Fátima Moura Pedrete. “Para a nossa zona eleitoral é importante, visto que é um projeto inovador. Nos sentimos muito honrados em fazer parte desta primeira equipe do programa no estado do Rio de Janeiro”, declarou Fátima.
 O projeto foi criado para estimular a participação cidadã, em todas as suas formas, de crianças e adolescentes no processo eleitoral. A zona de Nova Friburgo, 222º, foi selecionada entre 252 zonas eleitorais de todo o Rio de Janeiro para fazer parte do projeto e pretende atingir os estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o ensino médio.
O programa Eleitor do Futuro incentiva a conscientização de futuros eleitores em relação aos direitos políticos.
O projeto piloto tem coordenação do diretor da Escola Judiciária, juiz Luiz Márcio Pereira, e busca identificar os meios de expandir o programa Eleitor do Futuro a todas as zonas eleitorais do estado em 2011.
As zonas eleitorais que compõem o piloto foram convidadas a partir de uma análise do questionário dirigido aos cartórios na época da construção do plano estratégico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro. As respostas aos quesitos sobre a missão do tribunal e de que forma os cartórios podem contribuir para o seu alcance evidenciaram a compatibilidade entre os ideais manifestados pelos servidores das zonas eleitorais e os objetivos do programa Eleitor do Futuro.


Principais objetivos do Eleitor do Futuro:

Despertar a reflexão entre os jovens sobre o significado do voto e sua importância para a democracia;

Disseminar informações relevantes ao exercício da cidadania, acerca dos procedimentos eleitorais em vigor;

Mobilizar os jovens para a participação política, estimulando o alistamento eleitoral e o voto dos jovens de 15 e 17 anos no âmbito do estado do Rio de Janeiro;

Aproximar a Justiça Eleitoral dos futuros cidadãos.

15 de junho de 2010

Rotina durante a copa do mundo.

As aulas durante a Copa do Mundo em Nova Friburgo:
A Secretaria Municipal de Educação informa que as escolas municipais não funcionarão nos dias de jogos do Brasil pela Copa do Mundo: terça-feira, 15, e sexta-feira, 25.

A Prefeitura funcionará nesta terça-feira, 15, excepcionalmente, das 8h às 14h para atendimento ao público.

A rede bancária, no entanto, funcionará na estreia do Brasil, no próximo dia 15, terça-feira, das 8h às 14h. Já na segunda rodada, a partida será no domingo, 20, dia em que o setor não funciona. Já no último jogo da primeira fase, dia 25, contra Portugal, uma sexta-feira, o expediente bancário será das 8h às 10h30 e das 13h30 às 15h30. Em caso de classificação da seleção para as fases seguintes, serão afixados avisos sobre o horário de atendimento, com antecedência mínima de 48h.

Os cartórios eleitorais funcionarão da seguinte forma nos jogos da seleção brasileira: no primeiro jogo os servidores trabalharão das 8h às 13h, já que a partida começa às 15h30. Como o segundo jogo ocorre no domingo, nenhum cartório eleitoral funcionará, e no terceiro jogo, que acontecerá às 11h, o TRE decretou ponto facultativo.

Já os Correios deverão ter igualmente o horário estabelecido de acordo com os jogos, mas ainda não foi divulgada informação oficial sobre o assunto.

Algumas instituições e empresas definiram que quando as partidas forem realizadas à tarde, às 15h30, a grande maioria dos funcionários que trabalha em período diurno, como no comércio, deverá sair mais cedo, cerca de meia hora antes do início do jogo. Quando a partida for realizada de manhã, às 11h, os funcionários devem começar a trabalhar em seu horário normal, paralisar suas atividades meia hora antes do início do jogo e retornar meia hora após o seu fim.

14 de junho de 2010

Autran realizará leilão de carros e motos.

Informou o diretor superintendente da Autran, Vanor Breder Pacheco, que está tudo pronto para o leilão de veículos da Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo , que se realizará  sábado, 19/06/2010, com início às 10 horas da manhã .
Segundo Miguel Ângelo Gallo, coordenador administrativo da Autran e responsável pelo leilão, haverá visitação entre os dias 16, 17 e 18, das 9horas às 11 horas e das 13 às 16 horas e no próprio dia do evento, das 7 horas às 9h e 30.

Segundo Gallo, todos os proprietários já foram notificados. Serão no total 232 veículos, sendo que alguns já foram liberados pelos respectivos proprietários. O coordenador administrativo ainda informou que já foram identificados os veículos clonados, furtados, roubados e com chassis adulterados, sendo a situação dos mesmos comunicados às autoridades policiais da 151ª Delegacia de Polícia, sediada em Nova Friburgo, para as devidas providências.

O leilão será realizado na sede da Escola de Samba Imperatriz de Olaria, na rua Manoel Lourenço Sobrinho, s/nº, em Olaria, próximo a Aurtran.

Para informações, entre em contato pelo telefone (22) 2526 - 9262.

13 de junho de 2010

Friburgo terá ônibus escolares

Os ônibus tem capacidade para transportar 50 alunos, inclusive aqueles portadores de deficiências físicas. Eles estão estacionados em frente à prefeiturada cidade.

O governador Sérgio Cabral aproveitou a inauguração da UPA em Conselheiro Paulino, e  entregou os 3 novos ônibus escolares para transporte de alunos da rede municipal. Que deverão ser usados principalmente para transporte de alunos da área rural.

Esperamos que com isso os alunos da zona rural tenham mais opotunidades de manter a presença escolar e evitem o abandono das aulas principalmente na epoca do frio, onde, teriam que fazer longas caminhadas logo cedo com temperaturas muito baixas.