19 de setembro de 2010

Estiagem põe abastecimento de água em risco no município

Partes altas já estão sofrendo efeitos da seca prolongada e inverno com temperaturas altas


Desde junho, ou seja, há exatos três meses, não chove regularmente em Nova Friburgo. A longa estiagem na região acendeu o alerta máximo com relação ao abastecimento de água no município, sobretudo, nas áreas mais altas, onde a seca acentuada já está prejudicando a distribuição.
Segundo a concessionária Águas de Nova Friburgo, a estiagem já afetou entre 50% a 80% a captação de água em sete das 15 estações de tratamento do município. Os mais prejudicados são os mananciais do Caledônia, Cascatinha, Curuzu, Campo do Coelho, Amparo, São Pedro da Serra e Lumiar, que estão com sua vazão reduzida entre 50 e 80%.
O caso mais crítico ocorre no Caledônia, na cabeceira do Rio Cônego. O último registro de um bom índice pluviométrico naquela área foi em maio, quando ocorreu um índice de chuva de 79mm. Nos meses de junho e julho, o índice pluviométrico registrado foi considerado insignificante e desde o dia 19 de julho, não houve registro de qualquer chuva naquela área.
A Águas de Nova Friburgo distribuiu nota informando que o abastecimento de água está funcionando ainda em função da interligação dos sistemas, que permite transferir água de uma região para a outra e também graças às melhorias executadas nas estações elevatórias do município.
No manacial do Debossan, o segundo mais importante do município, há uma reserva de água graças aos investimentos feitos pela concessionária. Com isso, o sistema de distribuição no município continua equilibrado. No entanto, se não ocorrer chuvas em índices pluviométricos razoáveis (em agosto foram apenas 3mm) e o inverno continuar com temperaturas atípicas, a situação pode vir a ser agravar. Ainda segundo a concessionária, os locais mais atingidos são Cascatinha, Alto de Olaria, Vale dos Pinheiros, Amparo, Alto das Braunes, Cordoeira, Perissê, Vargem Grande, Mury, Varginha e Chácara do Paraíso.
A concessionária pede que a população não desperdice água. A Águas de Nova Friburgo acrescentou estar utilizando a produção da principal estação de tratamento da cidade, no Rio Grande de Cima, para manter a maior parte da população abastecida. Mas é indispensável a colaboração de todos com o uso racional da água, evitando o desperdício. “A colaboração deve ser essencialmente das pessoas que moram nas partes baixas da cidade e que estão recebendo água, pois se elas não economizar irão prejudicar o fornecimento de água para as moradias nas partes mais altas”, esclarece a nota.








A adutora do Caledônia está em situação crítica
Fonte: A voz da serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário