25 de setembro de 2010

Cachoeiras de Macacu deu um exemplo de consciência ambiental.

 

Mais de 50 mil mudas de árvores foram plantadas às margens do rio Macacu.


Estudantes e presidiários plantaram mudas de árvores às margens do rio Macacu, um dos mais importantes do estado. 


O plantio foi feito no distrito de Papucaia. Universitários, alunos de escolas públicas e funcionários da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), plantaram mais de 50 mil mudas de árvores nativas da mata atlântica. O serviço é coordenado pela Universidade Federal Rural (UFRRJ). No total, 50 espécies foram selecionadas.

Ao todo, 250 homens e mulheres que cumprem pena em regime semi-aberto no presídio de Bangu, no Rio de Janeiro, também participaram da atividade. O trabalho é feito em troca de redução de pena. 

Já para os mais de 200 estudantes, a recompensa é a consciência de que estão garantindo o futuro da região.

Além do reflorestamento, o objetivo do projeto também é estimular ações de proteção à mata ciliar. E Cachoeiras de Macacu não foi escolhida à toa. O rio Macacu é responsável pelo abastecimento de água nos municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, onde está sendo implantado o pólo petroquímico.

Por isso, o plantio de árvores nas margens também pode ajudar a proteger o manancial.

A meta dos organizadores era ultrapassar a marca de 50 mil mudas plantadas às margens de um rio e entrar para o livro dos records. Só até o meio da tarde, foram 51.280 mudas. O resultado vai ser ser encaminhado à comissão do Guiness Book. Só depois da análise vai ser possível dizer que o record foi batido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário