10 de outubro de 2010

1º Festival de Morango de Nova Friburgo.


























Uma das frutas mais belas e apreciadas está em período de safra. O morango será o destaque da próxima Feira de Agricultura Familiar, que teve a sua primeira edição realizada no início deste mês. O sucesso do evento motivou os produtores a promoverem um novo encontro. Desta vez, acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de outubro, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, das 10h às 17h.

O Festival de Morangos será o atrativo principal da feira, que irá reunir, além da fruta in natura, sucos, geléias, tortas, bombons e outras deliciosas sobremesas preparadas com a fruta. Mudas do morango também estarão expostas para que o público possa conhecer a forma como a planta se desenvolve até ponto de colheita.

Nova Friburgo é hoje o maior produtor de morangos do estado do Rio de Janeiro, isto devido ao investimento em tecnologias de cultivo e também em produtos de qualidade, voltados para a produção de frutos sem agrotóxicos. Os produtores mais tradicionais da cidade trabalham na cultura do gênero há cerca de 5 décadas.

A família de Fernanda Hottz cultiva o morango e ela produz as geléias. Presente na primeira edição do evento, Fernanda agora está participando da organização do Festival e comenta: “Os produtores estão muito animados para esta feira, pois da última vez, mesmo tendo acontecido e cima da hora o movimento foi bom, então estamos com boas expectativas. Ainda mais com o feriado do dia 12, quando a cidade vai receber muitos turistas. É uma oportunidade a mais de mostrar os nossos produtos”.

Sônia Gabri da Rosa, extensionista social da Emater e responsável pelo Programa Prosperar na região serrana, fala sobre o evento: “Com a iniciativa de fazer um Festival de Morangos na feira, os produtores aceitaram bem a ideia e acredito que vai ser bem interessante. Vamos procurar envolver toda a cidade, visitando restaurantes e hotéis, para ajudar na divulgação”.
O evento é uma parceria entre Secretaria de Agricultura do Estado, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, a Emater Rio, o Sebrae e as Associações de produtores da Agricultura Familiar.
Fonte: Nova imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário