16 de outubro de 2010

Hoje é o dia Mundial da Alimentação.


Neste 16 de outubro, sábado, é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Mais de 180 países organizam atividades e se mobilizam para reduzir a fome que afeta cerca de um bilhão de pessoas no mundo. 
No Brasil, milhares de famílias têm motivo especial para celebrar a data. Vinte e sete milhões e trezentos mil brasileiros ultrapassaram a linha de extrema pobreza. Esse índice baixou de 25,6% para 4,8%, de 1990 a 2008, redução de 81% de acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (Ipea). Com isso, o Brasil supera o primeiro e principal Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que estipulou como meta para o mundo erradicar a fome e reduzir pela metade, até 2015, a extrema pobreza registrada em 1990.

Outra pesquisa, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que 20,4 milhões de pessoas saíram da pobreza desde 2003. De acordo com o levantamento, que leva em conta os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), naquele ano, 28,12% dos brasileiros eram considerados pobres, ou seja, tinham renda mensal de até R$ 140 em valores atuais. Em 2009, o índice de pobreza no Brasil baixou para 28,8 milhões (15,32%), um milhão a menos.

Data – O Dia Mundial da Alimentação, comemorado há 27 anos, lembra o surgimento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 16 de outubro de 1945. O tema de 2010 é “Unidos Contra a Fome”. Desde o dia 11 até o dia próximo dia 17, diversas atividades são realizadas nos estados e por entidades envolvidas com o tema para comemorar a data, como ocorrem todos os anos.

Mais informações no site do Fome Zero: http://www.fomezero.gov.br/ 




Atividade para comemorar a data em Nova Friburgo. O COMSEA-NF (conselho municipal de segurança alimentar e nutricional de Nova Friburgo) promoverá no dia 18/10 às 18 h. no auditório do Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário de Nova Friburgo, localizado na Avenida Alberto Braune 4, sala 114 - Centro, uma mesa redonda com o tema “Políticas Públicas de Alimentação do Município de Nova Friburgo”.
Participam deste evento alguns representantes dos demais Conselhos Municipais, também ligados à questão da política de Segurança Alimentar e Nutricional do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário