13 de agosto de 2010

Amma é referência no combate e prevenção ao câncer de mama

O ano de 2010 é especial na história da Associação das Mulheres Mastectomizadas de Nova Friburgo, ou simplesmente Amma. Isto porque marca os dez anos da entidade, fundada em abril de 2000, por Rosângela Coelho Gomes, para dar assistência às mulheres com câncer de mama. De lá para cá a associação cresceu e se tornou uma referência na cidade no trabalho de prevenção e combate à doença, estando sempre presente em mutirões e eventos de saúde.
Um dos capítulos mais importantes na história da Amma foi a aquisição da sede própria, em dezembro de 2007, após uma longa campanha para arrecadação de recursos. A conquista do imóvel, situado no Centro, permitiu a ampliação das atividades da entidade, que se tornou ponto de encontro de mulheres em busca de mais saúde, lazer, beleza e qualidade de vida.
Atualmente, a Amma oferece uma série de serviços a preços populares como atendimento fisioterápico e psicológico, corte de cabelo, tintura, escova, hidratação e outros tratamentos. Quem gosta de trabalhos manuais, pode se inscrever nas oficinas de artesanato, cerâmica e pintura. “Nossa associação também se preocupa em desenvolver ações voltadas para elevar a autoestima feminina e o bem-estar”, explica a presidente reeleita, Maria Helena Moraes dos Santos.

Diretoria reeleita inicia mandato com projetos de melhoria dos serviços
Em função do exemplar trabalho que vem desenvolvendo, a diretoria da Amma foi reeleita no último dia 26 para mais um mandato. Além da presidente Maria Helena, a associação tem Guilhermina Félix na vice-presidência; Aldaleia Martins e Zilma Vianay Rocha Bastos, como tesoureiras; e Sueli Magalhães, como 1ª secretária. A 2ª secretária é Sueli Carneiro, a mais nova integrante da diretoria, que tem sido incansável nas ações de conscientização sobre a importância dos exames preventivos. Destaque para a caminhada realizada em outubro passado pelas ruas da cidade, em adesão a um movimento nacional de combate ao câncer de mama. As diretoras frisam que a doença é perfeitamente curável se descoberta a tempo, o que só é possível com cuidados como a mamografia anual, as consultas periódicas ao médico e o autoexame mensal.
Entre as principais metas da diretoria para o novo mandato do biênio 2010/2012 estão a realização de obras de reparo na sede e aquisição de mobiliário, para garantir mais conforto aos usuários. “Precisamos reformar o telhado e mobiliar o salão social com cadeiras e mesas para recebermos melhor os associados e a comunidade. Estamos buscando recursos para começar o quanto antes a reforma”, explica Maria Helena.
A presidente reeleita convida todos a visitar a Amma e conhecer o trabalho desenvolvido pela associação, que se popularizou pelo empréstimo de perucas, chapéus e gorros para pessoas em tratamento de quimioterapia. Outro relevante trabalho prestado é a visita domiciliar ou hospitalar às pessoas que estejam em tratamento do câncer de mama. “Estamos abertos a quem quiser nos visitar e conhecer nossos serviços. Também precisamos de voluntários para ampliar ainda mais o nosso atendimento”, conclui Maria Helena.

Colabore com a Amma
A Amma não conta com verbas públicas e precisa da sua ajuda para melhorar ainda mais os serviços prestados. Com apenas R$ 5 por mês pode-se tornar um sócio da entidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. Para se associar, basta ligar para 2526-5106 e solicitar uma ficha de inscrição, que também pode ser retirada diretamente na sede (Rua Mato Grosso, 20, Centro).
Outra opção para colaborar com a entidade é visitar o bazar, que funciona de segunda a sábado, das 9h às 19h, na Rua Eugênio Thuller, 42, Centro. Além de adquirir qualquer produto, pode-se contribuir doando artigos novos ou em bom estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário