19 de julho de 2010

Aposentada cuida de jardim público e dá exemplo de amor e dedicação à natureza.

Aos 82 anos, dona Ednea se dedica às flores e plantas, mesmo enfrentando problemas de saúde

Quem passa pela Avenida Maximilian Falck (antiga linha do trem), logo após a Fábrica Ypu, na Ponte da Saudade, se depara com um pequeno e belo jardim à margem do rio. As flores e plantas, viçosas e bem cuidadas, chamam a atenção. Mas quem admira o espaço não tem ideia do amor e dedicação de uma senhora, que em outubro completará 83 anos e, ainda assim, supera diariamente as limitações físicas para cuidar do local. “Isso aqui é o meu lazer, a minha maior distração. Gosto muito da natureza e faço isso com muito prazer”, afirma a aposentada Ednea Teixeira Neves.

O detalhe relevante desta história é o seguinte: trata-se de um espaço público, inaugurado há alguns anos junto a uma pequena ponte e que, desde então, vem recebendo toda a atenção e carinho de dona Ednea. “Não fosse ela, esse jardim não iria florescer, já teria morrido há muito tempo”, atesta uma moradora do local.

Mãe de três filhos, a cantagalense se mudou para Nova Friburgo ainda na juventude e, segundo ela, há mais de meio século se dedica ao cuidado das plantas da localidade. “Tenho me sentido muito mal ultimamente, mas sempre que consigo me levanto, varro todo o quintal, limpo, podo e rego as plantas. Infelizmente, o jardim já esteve mais bonito. A cada dia tem se tornado mais difícil para mim cuidar dele”, revela.

Além da surdez, que dificulta a comunicação com as outras pessoas, dona Ednea vem se queixando da dificuldade de se equilibrar. “Mesmo assim, mamãe não consegue ficar parada. Tem dia em que antes das 6h ela já está de pé. Acho que ela não viveria sem esse jardim”, diz Rosali, uma de suas filhas.

De acordo com ela, dois momentos inesquecíveis na vida de sua mãe ainda estão presentes na memória da família. “Acho que nunca vimos a mamãe tão feliz quanto ela ficou quando inauguraram este jardim, no governo passado, e quando um canal de TV fez uma reportagem com ela. Ela se via na televisão e ficava toda boba, queria mostrar para todo mundo”, conta Rosali.

Mesmo com todas as dificuldades, dona Ednea rapidamente cativa quem a conhece e dá um verdadeiro exemplo de que a força de vontade e a paixão pela vida podem superar qualquer limitação.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dona Ednea: “Esse jardim é o meu lazer, a minha maior distração”
Fonte: A voz da serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário