16 de junho de 2010

Zona Eleitoral de Friburgo fará parte do programa Eleitor do Futuro

Zona Eleitoral de Nova Friburgo é selecionada para fazer parte do programa Eleitor do Futuro.

A notícia de que a 222º Zona Eleitoral havia sido escolhida para fazer parte do Eleitor do Futuro foi recebida de maneira muito positiva pela chefe do cartório, Fátima Moura Pedrete. “Para a nossa zona eleitoral é importante, visto que é um projeto inovador. Nos sentimos muito honrados em fazer parte desta primeira equipe do programa no estado do Rio de Janeiro”, declarou Fátima.
 O projeto foi criado para estimular a participação cidadã, em todas as suas formas, de crianças e adolescentes no processo eleitoral. A zona de Nova Friburgo, 222º, foi selecionada entre 252 zonas eleitorais de todo o Rio de Janeiro para fazer parte do projeto e pretende atingir os estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o ensino médio.
O programa Eleitor do Futuro incentiva a conscientização de futuros eleitores em relação aos direitos políticos.
O projeto piloto tem coordenação do diretor da Escola Judiciária, juiz Luiz Márcio Pereira, e busca identificar os meios de expandir o programa Eleitor do Futuro a todas as zonas eleitorais do estado em 2011.
As zonas eleitorais que compõem o piloto foram convidadas a partir de uma análise do questionário dirigido aos cartórios na época da construção do plano estratégico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro. As respostas aos quesitos sobre a missão do tribunal e de que forma os cartórios podem contribuir para o seu alcance evidenciaram a compatibilidade entre os ideais manifestados pelos servidores das zonas eleitorais e os objetivos do programa Eleitor do Futuro.


Principais objetivos do Eleitor do Futuro:

Despertar a reflexão entre os jovens sobre o significado do voto e sua importância para a democracia;

Disseminar informações relevantes ao exercício da cidadania, acerca dos procedimentos eleitorais em vigor;

Mobilizar os jovens para a participação política, estimulando o alistamento eleitoral e o voto dos jovens de 15 e 17 anos no âmbito do estado do Rio de Janeiro;

Aproximar a Justiça Eleitoral dos futuros cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário