22 de novembro de 2010

Reinauguração do planetário em Nova Friburgo.


O Clube de Astronomia de Nova Friburgo (Canf) e a Secretaria Municipal de Educação recuperaram o planetário do Ciep Licínio Teixeira, na Via Expressa, em Olaria, que estava desativado há oito anos. A reinauguração está marcada para o próximo sábado, 27, às 18h. Na ocasião haverá palestra e observação do céu com instrumentos, se o tempo permitir.De acordo com o diretor do Canf, Reinaldo Ivanicska, o planetário de Olaria é um dos três únicos deste tipo no Estado do Rio. Durante todo o tempo em que esteve fechado, a diretoria do Canf, presidida por José Carlos Diniz, tentou a volta do seu funcionamento, o que só se tornou possível com a mudança da Secretaria Municipal de Educação para o Ciep Licínio Teixeira, há um ano. Desde os primeiros contatos, a ex-secretária Ledir Porto foi uma grande entusiasta da reativação do planetário. A partir daí, o prédio foi recuperado, incluindo revisão das instalações elétricas e pintura.Uma parte dos equipamentos foi recuperada na Cecierj, no Rio, pelos diretores do Canf, e foram trazidos de volta para Nova Friburgo. Segundo Reinaldo, apesar do afastamento de Ledir da Secretaria Municipal de Educação, a recuperação e reinauguração do planetário não foram afetadas, pois o novo secretário, Marcelo Verly, também se mostrou sensível ao projeto e está dando total apoio.

No dia 27, além da reabertura do planetário, haverá palestra com José Carlos Diniz, com tema ligado à astronomia, e observação do céu, com instrumentos do Clube de Astronomia, que passa a ser o gestor do planetário, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A partir dessa parceria, os planos para 2011 vão mais além. Alunos de escolas públicas e particulares de Nova Friburgo e região poderão participar de programas específicos desde o pré-escolar até o ensino médio, além de educação especial (para portadores de necessidades especiais). Outros programas também deverão beneficiar o público em geral.
Todas as atividades do planetário são inteiramente gratuitas. 

Mais informações com Reinaldo Ivanicska, pelo telefone 8111-9788 
ou pelo e-mail ivanicskajr@yahoo.com.br



.
Instalações elétricas e pintura foram incluídas na recuperação



O planetário, pronto para a inauguração

Nenhum comentário:

Postar um comentário