22 de agosto de 2010

Companhia do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente instalada em Nova Friburgo.

Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha, escolhido como nova sede da instituição, após acordo entre Prefeitura e Polícia Militar

Na tarde da última quinta-feira, 19, foi realizada a solenidade de inauguração da sede da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA), no Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha. Anteriormente sediada no município de Cachoeiras de Macacu, a companhia teve sua mudança definida após acordo de cooperação entre a Prefeitura e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). O imóvel, que já pertenceu ao Camping Clube do Brasil, passou por uma reforma para adaptação do espaço às necessidades do Posto de Policiamento Florestal.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello; o comandante geral da Polícia Militar do estado, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte; o comandante do 7º Comando de Polícia Área, coronel Luiz Antônio Corso; o coordenador de assuntos estratégicos, coronel Pinheiro Neto; e os secretários municipais de Ordem Urbana, coronel Hudson de Aguiar Miranda; Esportes, Frank James Fernandes; Turismo, Nauro Grehs; Cultura, Roosevelt Concy; Assistência Social, Cristiano Huguenin; e do Cônego e Cascatinha, Gustavo Barroso.
Criado através do decreto estadual 9520, de 15 de dezembro de 1986, o BPFMA foi inicialmente instalado na Caserna General Castrioto, onde atualmente funciona o 4º Comando de Policiamento de Área. Dois anos depois, a corporação foi transferida para a Fazenda Colubandê, situada às margens da Rodovia Amaral Peixoto, em São Gonçalo. A 2ª Companhia hoje presente em Nova Friburgo é uma das cinco que compõem a unidade, que tem como missão a execução do policiamento florestal, a proteção dos demais recursos naturais e a preservação do meio ambiente no estado, através de atividades educacionais junto a órgãos municipais, estaduais e federais.
De acordo com o coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, a instituição tem uma grande importância junto às pessoas. “Ao contrário do que muita gente pensa, a função deste batalhão não é apenas prender caçador de passarinho e coibir a extração ilegal de palmito. Preservam-se as florestas, o seu verde abundante e também a segurança da população. O termo ‘policiamento florestal’ não é suficiente para comportar a gama de serviços que esta unidade presta. Em breve teremos outra designação, que terá um conceito ambiental”, explicou.
O prefeito Heródoto Bento de Mello destacou que “não poderia haver lugar mais expressivo para o Batalhão de Polícia Florestal se instalar. Nova Friburgo é um parque, com uma cidade dentro, e apenas 4% de sua área é urbanizada. Estamos extremamente contentes com este acontecimento. Quando o coronel Hudson me falou sobre essa ideia fiquei encantado. Desejo que esta companhia se entrose com a população friburguense e agradeço ao comando da PM por ter nos dado esta grande oportunidade de proteção ao nosso povo”, afirmou.

O secretário municipal de Ordem Urbana revelou que guarda até hoje uma frase dita pelo prefeito: “O prédio da companhia, em Cachoeiras de Macacu, teria que ser devolvido. Procurei o prefeito, expliquei a ele a importância que essa sede teria em Nova Friburgo e ouvi dele que esta iniciativa não era algo que estávamos fazendo apenas para nós, e sim, para o povo. Essa parceria aconteceu em razão da visão de futuro dele (Heródoto) e do coronel Mário Sérgio. Agradeço também a todos os componentes do batalhão que se esforçaram muito para que isso fosse possível”, ressaltou Hudson.
Fonte: A voz da serra

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário