27 de setembro de 2010

Coleta de sangue agora será feita em toda a região.


O Hemocentro Região Serrana já tem o seu vampirão, a unidade móvel de coleta. Trata-se de um ônibus que chegou terça-feira, 21, através de uma parceria do governo estadual, através da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil com a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Fundação Municipal de Saúde. Era uma reivindicação antiga em Nova Friburgo que o governo do estado finalmente atendeu.

O secretário de Saúde, Egídio Bonin de Azevedo, espera que com a unidade móvel de coleta de sangue o estoque do hemocentro possa ser mantido em níveis adequados. Isto porque Nova Friburgo distribui sangue e derivados para 12 municípios da região, incluindo São José do Vale do Rio Preto. “Com a vinda dessa unidade móvel vamos poder fazer a coleta de sangue nos municípios vizinhos, pois existe a dificuldade da população desses municípios se deslocar até Nova Friburgo”, atesta o secretário. Ele esclarece que as coletas na sede do hemocentro, que funciona em anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, vão continuar normalmente.

Além dos municípios da região, o vampirão poderá coletar sangue em empresas, bairros e distritos, como Olaria, Conselheiro Paulino, Lumiar, São Pedro da Serra, Vargem Alta e outros. O ônibus é de grande porte, completo, todo equipado, com quatro cadeiras para coleta de sangue, armazenamento e refrigerador específico para as bolsas de sangue. “Nós estávamos todos ansiosos para a chegada dessa unidade de coleta móvel. E o presente foi melhor do que nós imaginávamos. Isso só vem fortalecer a parceria do governo do estado com o município de Nova Friburgo”, salienta Egídio.

A equipe que vai trabalhar no vampirão já está sendo treinada, tendo à frente a responsável pelo hemocentro, a médica Rita Motroni, e outras três médicas – Leoneide, Beatriz e Carmem Mendonça. A data do início das atividades do ônibus não foi antecipada pelo secretário.

Após dois meses em que assumiu o cargo, o secretário de Saúde mostrava-se satisfeito com a chegada da unidade móvel de coleta de sangue. Ele tem a preocupação de manter a parceria com o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, até pela posição de destaque de Nova Friburgo na Região Serrana. “Nós temos que estar juntos com o secretário estadual de Saúde para que essa parceria esteja cada vez mais fortalecida e quem lucra é o nosso município e nossa região”, finalizou.
Fonte: A voz da serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário